Uma tempestade solar pode causar um “apagão” na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
“A internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, pontuou o pesquisador, segundo o site Inside Paper. Na visão do cientista, somos mais dependentes da internet o que nunca e isso seria um grave problema diante de um apagão.
A preocupação do professor é que a ejeção de massa coronal (CME) — grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura — atinja a Terra e distorce o campo magnético do planeta.
Inicialmente, a previsão era de que a elevação da atividade solar aconteceria em julho de 2025, mas Becker apurou que uma tempestade mais intensa aconteceria no ano que vem.
Para evitar a ameaça, o pesquisador colabora em um projeto junto ao Laboratório de Pesquisa Naval e a própria Universidade George Mason para desenvolver um mecanismo de alerta.
“Se tivermos um aviso, cada minuto conta porque você pode colocar os satélites em modo de segurança”, disse o cientista ao Fox Weather. “Portanto, há coisas que você pode fazer para mitigar o problema”, complementou.