fbpx

,

Vacina experimental contra câncer de mama apresenta resultados positivos

TPM: vacina contra câncer de mama é uma realidade

O câncer de mama é a neoplasia que mais atinge as mulheres e o principal tipo de câncer causador de mortes entre o público feminino no país. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), foram estimados 73.610 novos casos da doença em 2023, uma estimativa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres brasileiras. Cientistas desenvolveram uma vacina contra um subtipo do câncer de mama agressivo, porém menos frequente — o câncer de mama triplo negativo.

 A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) explica que esse subtipo equivale a 15% de todos os quadros que afetam o órgão e que costuma ocorrer em mulheres jovens (com menos de 40 anos), latinas e negras, ou entre aquelas que possuem mutação nos genes BRCA1 e/ou BRCA2.

Os resultados do estudo expuseram que, entre as 16 pessoas que fizeram parte da primeira fase de testes da vacina, aplicada em três doses, a maioria delas desenvolveu e aumentou a resposta imune (células T) desde o início do tratamento. “Estamos ansiosos para revisar dados adicionais, à medida que o ensaio for concluído, e estamos nos estágios de planejamento dos estudos de fases dois e três desta vacina.

Nosso objetivo é avaliar, inicialmente, a capacidade da vacina de prevenir a recorrência do câncer em sobreviventes e continuar com estudos de extensão para, eventualmente, determinar sua eficácia na prevenção do aparecimento inicial da doença”, afirmou Amit Kumar, presidente e CEO da Anixa Biosciences.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Recomendadas para você

Receba as últimas notícias
e fique por dentro de tudo!