Enfim, chegou a temporada de chuvas em Goiânia. Superada a onda de intenso calor agora temos que lidar com as chuvas e logo com as consequências trazidas por ela. Por isso, separamos algumas dicas e medidas que podem ser aplicadas preventivamente para evitar dor de cabeça e até acidentes. Anote ai, e comece hoje mesmo colocá-las em pratica.
Comece antes do período chuvoso
Em muitos casos, a temporada de chuva anterior já pode ter deixado alguns sinais nas paredes, evidenciado pontos de vazamento, criado regiões de mofo e bolor, entre outras possibilidades. É o seu caso? Então nada de esperar que a próxima chuva venha para só aí se preocupar!
Conte com ajuda profissional para fazer os devidos reparos em sua casa com antecedência. Dessa forma, aqueles problemas mais simples não se agravarão, não gerando riscos maiores para você e sua família.
Faça a manutenção do telhado
Não tem mistério: é preciso manter os telhados sempre em bom estado. As telhas devem estar em condições perfeitas, sem fissuras ou rachaduras, além de muito bem encaixadas umas nas outras, evitando pontos de abertura.
Uma das formas de identificar se é ou não hora de realizar pequenas manutenções é observando os telhados de baixo para cima. Encontrou pontos de entrada de luz? Então fique atento, porque por onde passa luz também passa água!
Tenha atenção às calhas
A água que escoa pelos telhados é direcionada para as calhas. Das calhas, por sua vez, a água desce pelo tubo de queda até atingir o sistema de drenagem das ruas. Para tudo correr como o esperado, é extremamente importante manter esse sistema sempre limpo, sem obstruções e bem fixado.
Se você notar que as calhas não estão conseguindo suportar a água no período de chuva, chame um profissional especializado para verificar se elas foram dimensionadas da maneira correta. Se preciso, realize a troca por elementos maiores, ok?
Aposte em um sistema de impermeabilização e drenagem
A impermeabilização das paredes externas, dos pisos e da laje é uma das medidas mais eficazes de segurança contra a chuva. Hoje em dia existem mantas, tintas, revestimentos cerâmicos e diversos outros materiais impermeáveis capazes de proteger sua casa. Como tais materiais têm indicações diferentes, a impermeabilização deve ser feita por um profissional.
Outra medida bastante eficaz (principalmente no caso de contenções) é a instalação de um sistema de drenagem de água pluvial. Mais uma vez, o processo deve ser feito por um profissional, combinado? Você pode optar por usar tubos de água para drenar a água do solo e suavizar a pressão exercida sobre os muros.
E atenção: em ambientes externos, jardins e áreas verdes são muito bem-vindos para ajudar na drenagem! Caso existam locais pavimentados e revestidos, lembre-se de que eles precisam ter uma certa declividade para conduzir a água até a saída para a rua.
Desconecte os eletrônicos das tomadas
Sabia que o Brasil é um dos países que mais sofre com a incidência de raios? Pensando nisso, trate de proteger seus eletrônicos dos efeitos das descargas elétricas! Se o tempo estiver fechado, indicando que temporais podem aparecer, retire tudo da tomada.
Mas cuidado, porque isso só deve ser feito antes dos raios começarem. Se a tempestade já estiver em curso, evite tocar em qualquer fonte de energia, pois a descarga elétrica pode te atingir. Precaução é palavra de ordem!
Foque na simplicidade
Nossa última dica de hoje, a mais simples, é também uma das mais importantes. Não se esqueça: o simples pode ser muito efetivo! Quando o céu começar a escurecer, feche as janelas. Se for sair de casa, mesmo que não esteja chovendo, confira se todas as janelas e demais vãos estão devidamente fechados.
Kamilla Gadelha – Jornalista