Durante cerimônia de abertura do ano legislativo de 2024, ontem (5), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Orçamento não pertence somente ao Executivo e exigiu que acordos firmados sejam cumpridos.
“O Orçamento é de todos e de todas os brasileiros e brasileiras. Não é, e nem pode ser, de autoria exclusiva do Poder Executivo e, muito menos, de uma burocracia técnica que, apesar do seu preparo e eu não discuto, não foi eleita para escolher as prioridades da Nação e não gasta a sola do sapato percorrendo os pequenos municípios brasileiros, como nós parlamentares, senadores e deputados.”
Em meio à tensão entre o Palácio do Planalto e a presidência da Câmara, Lira disse ainda que espera “respeito aos acordos firmados”.
“E a boa política, como sabemos, apoia-se num pilar essencial: o respeito aos acordos firmados e o cumprimento à palavra empenhada”, declarou.
“E é por nos mantermos fieis à boa prática e ao cumprimento de todos os ajustes que firmamos, que exigimos, como natural contrapartida, o respeito às decisões e o fiel cumprimento aos acordos firmados com o Parlamento”, acrescentou.