fbpx

Caiado avança em acordo com Índia para cooperação na produção de energia limpa

Governador negocia parceria para compartilhar experiências em etanol e biometano, colocando Goiás na vanguarda da transição energética

Caiado avança em acordo com Índia para cooperação na produção de energia limpa
Caiado avança em acordo com Índia para cooperação na produção de energia limpa

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), avançou nesta terça-feira (11) em negociações com o governo da Índia para um acordo institucional voltado à troca de experiências na produção de energia limpa. O foco está no etanol para veículos leves e no biometano para o transporte coletivo e de cargas. A formação de um grupo de trabalho entre os dois países foi discutida em reunião com Pankaj Jain, secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural da Índia.

A pauta dominou as agendas do segundo dia da missão oficial do governo estadual ao país asiático. Caiado também apresentou o modelo goiano no 3º India Energy Week (IEW), evento que reúne representantes de 120 países para debater a transição energética. Com uma matriz energética baseada em combustíveis fósseis e carvão, a Índia busca alternativas sustentáveis e já produz etanol a partir da cana-de-açúcar e do milho.

“Nós estamos um pouco na frente deles em relação aos carros flex, por exemplo, que está chegando agora aqui. Eles se interessaram muito pelo etanol de segunda geração, que permite aumentar em 50% a produção com o processamento do bagaço da cana. Além disso, vamos tratar da produção de biogás e biometano”, afirmou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A comitiva goiana convidou representantes do governo indiano para visitar Goiás, e o secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural sinalizou interesse em uma futura missão comercial. O acordo entre os governos não envolve valores financeiros, mas tem como objetivo principal apresentar a experiência brasileira com biocombustíveis, especialmente a tecnologia desenvolvida em Goiás para etanol de segunda geração e biometano.

Transporte sustentável e parcerias comerciais

A estratégia goiana despertou atenção pelo incentivo ao biogás no transporte coletivo. Segundo Rocha Lima, um dos desafios atuais é o alto custo da produção do biometano e a necessidade de demanda garantida. Como resposta, Goiás está implementando um projeto para abastecer 500 ônibus do transporte público com biometano, garantindo um mercado para o combustível e incentivando investimentos no setor.

Durante sua participação no evento, Caiado reforçou que o Brasil possui tecnologia própria para avançar nos biocombustíveis e que Goiás se destaca nesse cenário. “Temos um clima favorável que permite três safras por ano. Estamos na vanguarda da transição energética, criando um ambiente propício para investimentos”, afirmou.

A agenda oficial segue até domingo (16) com reuniões em Nova Déli voltadas para parcerias institucionais. Em seguida, a comitiva goiana, composta por autoridades e empresários, seguirá para Mumbai, onde buscará acordos comerciais e investimentos estrangeiros para Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Recomendadas para você

Receba as últimas notícias
e fique por dentro de tudo!