Governador ressalta investimento indiano em infraestrutura e tecnologia e firma acordo para produção de biometano no estado

Completando a primeira semana da Missão à Índia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), fez um balanço da viagem e destacou o potencial de parcerias entre o estado e o país asiático. Em entrevista ao POPULAR, ele ressaltou o avanço tecnológico e científico indiano, além das semelhanças entre as duas regiões, que podem facilitar cooperações nas áreas de energia, infraestrutura e agricultura.
“Nós estamos focando na transição energética, em que o Brasil e a Índia podem ser alavancadores, por intermédio daquilo que nós já mostramos com a nossa biodiversidade, com a nossa capacidade”, afirmou o governador. Ele também destacou que o país asiático soma mais de 20 mil pesquisadores dedicados à agricultura e investe fortemente em infraestrutura, o que pode servir de inspiração para o Brasil. “Eles têm um terço do território do Brasil e sete vezes a nossa população, mas investem pesado em pesquisa e inovação. Isso é algo que precisamos aprender”, disse.
Acordo para produção de biometano
Durante a viagem, Caiado firmou um memorando de entendimento com a indústria indiana Raj Process Equipments and Systems para a instalação de fábricas de biometano em Rio Verde e Montividiu. O projeto utilizará a vinhaça da cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção do combustível renovável. “O biometano é outra alternativa para substituir o diesel no transporte pesado. Já temos uma lei em Goiás para estimular essa transição e estamos adquirindo 500 ônibus a gás”, explicou o governador.
A região de Rio Verde é um polo sucroalcooleiro e conta com diversas usinas que produzem vinhaça, tornando-se estratégica para a iniciativa. O ex-prefeito Paulo do Vale (UB) e o atual gestor, Wellington Carrijo (MDB), acompanharam a assinatura do acordo e destacaram o potencial econômico e ambiental do projeto.
Exportação de feijão-caupi e parcerias estratégicas
Outro destaque da missão foi o avanço nas tratativas para exportação do feijão-caupi biofortificado produzido em Goiás. Durante o evento The Pulses Conclave 2025, Caiado apresentou o grão ao ministro de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Pralhad Joshi, que demonstrou interesse na importação do produto.
Nos próximos dias, a delegação goiana continuará a agenda na Índia com visitas técnicas a grandes empresas, como Reliance Industries, Mahindra & Mahindra e o grupo TATA. Também estão previstos encontros com representantes da Federação da Indústria Farmacêutica e do ICICI Bank, além da participação no evento Índia Brasil Summit, onde serão discutidas novas oportunidades de cooperação bilateral.