O partido já conta com três deputados estaduais, mas pretende fortalecer sua representatividade em Brasília

O Avante se movimenta para as eleições de 2026 com o objetivo de ampliar sua presença na Câmara dos Deputados. Em entrevista à Folha Z, o presidente estadual do partido, vereador por Goiânia Thialu Guiotti, confirmou que os deputados estaduais Bruno Peixoto e Lucas Calil serão candidatos a deputado federal.
Guiotti ressaltou a importância de construir chapas competitivas para as disputas tanto na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) quanto para as 17 cadeiras destinadas ao estado na Câmara Federal. Atualmente, o partido já conta com três representantes na Alego: Gugu Nader, André do Premium e Anderson Teodoro. Agora, mira fortalecer sua bancada federal com as candidaturas confirmadas de Peixoto e Calil.
Bruno Peixoto rumo à Câmara
Presidente da Alego e filiado ao União Brasil, Bruno Peixoto é um dos nomes confirmados pelo Avante para concorrer a deputado federal. Ele foi o deputado estadual mais votado em 2022, com 73.692 votos, e ocupa a presidência da Casa por dois mandatos consecutivos.
Lucas Calil também entra na disputa
Deputado estadual pelo MDB e em seu terceiro mandato consecutivo, Lucas Calil foi o terceiro mais votado em 2022, com 50.843 votos. Conforme Thialu Guiotti, Calil também estará na corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Avante.
Possíveis alianças e chapa majoritária
Além do fortalecimento para a Alego e Câmara Federal, Guiotti também não descarta a participação do Avante na chapa majoritária das eleições de 2026. Segundo apuração da Folha Z, a direção do partido avalia abrir espaço para nomes de peso, como:
- Gustavo Mendanha (MDB) – cotado para compor a chapa como vice-governador ou disputar uma vaga no Senado;
- Dr. Zacharias Calil (União Brasil) – atual deputado federal, que pode concorrer ao Senado.
Ainda de acordo com a Folha Z, Mendanha articula sua candidatura a vice de Daniel Vilela, enquanto Zacharias Calil busca consolidar seu nome para a disputa ao Senado. O Avante, assim, se estrutura para aumentar sua relevância no cenário político estadual e federal.