Por: Rhaissa Emanuelle/Politikey
Lissauer Vieira, ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO), surge novamente no cenário político, agora, como pré-candidato à prefeitura de Rio Verde. Ele, que foi um dos principais articuladores políticos por trás do primeiro governo de Ronaldo Caiado, com certeza não foi bem aproveitado pelos seus “aliados”, que não conseguiram extrair o máximo desse político habilidoso e mestre em gestão. Mas ele está de volta!
Numa narrativa digna de um enredo político de reviravoltas, Lissauer Vieira ascendeu como presidente da ALEGO, paradoxalmente, contra a vontade de Caiado. Entretanto, com astúcia, ele angariou 37 votos de deputados para a presidência da casa, mesmo sem o apoio do então governador. E mesmo assim, deu toda a estabilidade e governabilidade indispensável a Ronaldo Caiado. Estamos falando de uma personalidade que não leva para o lado pessoal, mas que age favorecendo, até mesmo aqueles que não o favoreceram.
Uma feição de equilíbrio, uma figura respeitada
Sempre com aquele ar de controle e equilíbrio, Lissauer Vieira coleciona realizações em sua trajetória curta, mas grandiosa, como deputado e presidente da ALEGO. No entanto, a história de Lissauer Vieira é muito mais rica do que parece à primeira vista. Sua gestão à frente da ALEGO é amplamente elogiada, e ele é considerado um dos melhores presidentes que a Casa já viu. Sua conduta ética, sua habilidade política, o tornou uma figura extremamente respeitada em toda a sociedade goiana, tanto por seus colegas parlamentares, quanto por líderes de diferentes esferas e setores da sociedade civil organizada.
A coragem necessária para a nova ALEGO
O destemor de Lissauer ficou evidente quando, em plena pandemia da Covid-19, ele liderou a construção da nova sede da ALEGO, uma obra paralisada por anos. Esse projeto audacioso declarou sua responsabilidade e respeito pelo dinheiro público, entregando um espaço digno para a representação legislativa.
Mas o legado de Lissauer não se limita a essas realizações. Ele também foi um dos principais responsáveis pela implementação do programa itinerante “ALEGO Ativa”, que ofereceu mais de 50 mil atendimentos em áreas cruciais como saúde, jurídica, social e capacitação profissional em 12 edições.
Um legado é um legado!
Sua atuação na presidência da ALEGO não apenas fortaleceu a Casa de Leis, mas também estreitou os laços entre os deputados e a população, tornando uma política mais acessível e transparente para todos.
Além disso, Lissauer Vieira conseguiu manter uma relação independente, porém harmoniosa, com o Poder Executivo, ampliando a base do governador Ronaldo Caiado na ALEGO e avançando em discussões cruciais para o futuro de Goiás, como a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal.
Durante a crise da Covid-19, sua liderança foi fundamental para garantir que as atividades legislativas não fossem paralisadas, graças à implementação do Sistema de Deliberação Remota (SDR). Isso ajudou que projetos essenciais fossem planejados e votados mesmo durante o distanciamento social, beneficiando os cidadãos mais afetados pela crise.
Estou deixando a vida pública
Lissauer perdeu o pai e a cidade de Rio Verde perdeu um de seus maiores empresários do ramo da agricultura, Carlos Vieira, aos 81 anos. Em seguida, Lissauer se viu cheio de obrigações para com a sua família e os negócios deixados pelo pai. Ele tomou a decisão de cumprir com essas obrigações e não disputar campanha a deputado federal, que tinha todas as chances, dentre outros cargos políticos, o que foi louvável.
Ao encerrar seu segundo mandato como deputado, Lissauer surpreendeu a todos com o pronunciamento: “Já estou trabalhando e focando no meu planejamento para cuidar das minhas atividades pessoais e, de fato, estou deixando a vida pública”, afirmou o presidente da Alego, que teve seu nome especulado como secretário do governador. Mas a relação entre ambos ficou estremecida com a votação da chamada taxa do agro. Apesar disso, ele ressaltou que, de sua parte, não ficaram mágoas e arrependimentos.
Campanha vitoriosa de Caiado
Como se não bastasse, Lissauer também assumiu a coordenação geral da campanha vitoriosa do governador Ronaldo Caiado nas últimas eleições, demonstrando sua dedicação incansável ao bem-estar e à prosperidade de todos os goianos.
Assim, o retorno de Lissauer Vieira à política é mais do que uma simples volta aos palcos; é o renascimento de um líder que, com ética, comprometimento e determinação, busca construir um estado de Goiás cada vez mais próspero, justo e com qualidade de vida para todos os seus habitantes.
Futuro: prefeitura de Rio Verde
Assim, a volta de Lissauer, promete agitar o cenário político goiano. Ao Politikey, ele enfatizou que está pronto para novos desafios e vê as eleições de 2024 à prefeitura de Rio Verde como promissoras: Tive resultados administrativos como presidente a ALEGO, me preparei para isso. Queremos alguém que já tem preparo e bagagem para Rio Verde. Sou o mais preparado e o que tem mais condições para ser prefeito”. A percepção que tive é que dessa vez não tem volta, Lissauer com certeza não irá desistir da prefeitura de Rio Verde! O homem está obstinado e carrega todas as primícias que um pré candidato vitorioso deve ter.