fbpx

Desconhecido fora de Goiás, Caiado enfrenta desafio para viabilizar candidatura à Presidência

Pesquisa aponta que mais de 60% dos eleitores nos principais estados desconhecem o governador goiano

A projeção nacional do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), segue como um dos principais entraves para sua candidatura à Presidência da República em 2026. Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), revela que, apesar da ampla popularidade no estado que governa, Caiado ainda é um nome pouco conhecido pelo eleitorado das principais regiões do país.

Enquanto 77% dos goianos afirmam conhecer e votar no governador para presidente, esse percentual cai drasticamente em estados como Pernambuco (75% de desconhecimento), Bahia (70%) e Rio de Janeiro (66%). O menor índice de desconhecimento foi registrado no Paraná, onde 64% dos entrevistados disseram não saber quem é Caiado.

A pesquisa também testou a competitividade de possíveis candidatos no cenário em que Jair Bolsonaro (PL) não dispute a eleição. Em Goiás, Caiado lidera com 41% das menções como nome mais competitivo. Porém, nos demais estados consultados, sua viabilidade oscila entre 1% e 4%, ficando atrás de nomes como Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG).

Diante desse cenário, a estratégia de Caiado para ampliar sua presença nacional já está em curso. Ele escolheu a Bahia para lançar sua pré-candidatura no dia 4 de abril, em um movimento que sinaliza sua intenção de conquistar visibilidade fora do Centro-Oeste.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 19 e 23 de fevereiro, com entrevistas presenciais e um nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Recomendadas para você

Receba as últimas notícias
e fique por dentro de tudo!