Ontem (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, realizou um pronunciamento nacional em cadeia de rádio e TV e falou sobre a situação da dengue no Brasil. De acordo com ela, o Ministério da Saúde está dando “prioridade total” no combate à doença.
No pronunciamento, ela disse que o enfrentamento à dengue exige um trabalho unificado por parte dos agentes públicos.
Várias cidades brasileiras estão enfrentando situação de emergência devido ao grande aumento dos casos de dengue (…) A situação exige ações adicionais do governo federal, dos governadores, dos prefeitos e de toda a população. Este é o momento de intensificar os cuidados e a prevenção. Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue, ressaltou a ministra.
Nísia Trindade também falou sobre a vacinação contra a doença. Ela disse que imunização será feita com duas doses e de forma progressiva.
A vacinação se dará de forma progressiva, dado o número limitado de doses produzidas pelo laboratório fabricante. Os critérios para distribuição inicial para um grupo de municípios foram baseados na incidência da doença e definidos pelo Ministério da Saúde e pelos conselhos nacionais de secretários de saúde de estados e municípios, destacou.