fbpx

,

Festival que celebra tradição japonesa agora é Patrimônio Cultural do Estado

Num mix de arte, música, dança e culinária nipônicas, a 21ª edição do Festival Bon Odori foi realizada em agosto do ano passado. A atividade acontece anualmente em Goiânia, e envolve também uma celebração dos antepassados, sendo aberta a todos os interessados na cultura e tradição japonesas.

 

Pela  importância do festival, recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 22.508, originalmente projeto de lei nº 1693/23, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), o que torna o festival um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás.

 

Na programação do festival, há música, dança e culinária. Na crença nipônica, neste momento, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes. “É exatamente disso que se trata o Bon Odori: uma expressão milenar que significa alegria e paz entre a terra e o céu. É uma homenagem para quem já se foi, tanto na parte religiosa (bon) quanto na parte festiva (odori)”, aponta Eduardo Prado.

 

A Associação Nipo-Brasileira de Goiás conta com a ajuda de cerca de 400 voluntários para a preparação da festividade, que vem reunindo um público próximo de 10 mil pessoas. O evento ocorre também em outras cidades brasileiras.

 

A entidade é uma sociedade civil, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, fundada em 1956 na cidade de Goiânia e tem como objetivo preservar e agregar valores da milenar cultura e tradição japonesas e promover o intercâmbio entre os povos do Brasil e do Japão. A comunidade de japoneses e seus descendentes no Estado é de, aproximadamente, 800 famílias, sendo constituídas de imigrantes e de seus descendentes, já em suas quarta e quinta gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Recomendadas para você

Receba as últimas notícias
e fique por dentro de tudo!