O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tomou posse do cargo hoje (1°) em cerimônia no Palácio do Planalto. Em seu discurso, ele falou que dará continuidade ao trabalho de seu antecessor, o senador Flávio Dino (PSB-MA).
Lewandowski, que focou no tema segurança pública em sua primeira fala no comando da pasta federal, disse que a violência e a criminalidade “são mazelas que atravessam séculos de nossa história” e declarou que o combate ao crime organizado deve ser um dos pontos centrais de sua gestão.
É nossa obrigação, e o povo assim espera, que o Ministério da Justiça dedique especial atenção à segurança pública, que ao lado da saúde é hoje uma das maiores preocupações da cidadania, declarou.
O novo ministro afirmou ainda que “não adianta” endurecer penas ou focar no encarceramento em massa para combate a criminalidade, mas que a atuação do ministério precisa ter o foco em políticas públicas e em inteligência.
Lula anunciou a escolha por Lewandowski no último dia 11 de janeiro, e a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 22. Já a exoneração de Flávio Dino foi oficializada apenas nesta quinta. A partir de agora, ele ocupará o cargo de senador até o dia 22 de fevereiro, quando tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).