O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (26), o presidente da Argentina, Alberto Fernández. O encontro celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Argentina.
“Completamos 200 anos de relações diplomáticas com a Argentina. A construção de laços de confiança e da integração entre nossos países foi tarefa de gerações. Lideramos o processo de criação do Mercosul, que uniu os destinos dos países do Cone Sul e que criou as bases para lançarmos um projeto ambicioso de integração da América do Sul”, afirmou Lula.
Ajuda financeira
Após almoçarem juntos, os presidentes participaram de uma coletiva com a imprensa. Lula anunciou que o governo brasileiro irá financiar a compra de produtos do Brasil pela Argentina.
“Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito, e nós, não. Todo mundo tem a ganhar: as empresas, os trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos”, afirmou Lula.
Em seguida, Alberto chamou o petista de amigo e afirmou que o pedido de ajuda ao Brasil era mais que natural neste momento. “Quando um amigo está em problemas, o que faz aquele que está em problemas: pede ajuda para os amigos. E os amigos sempre estão aí”, afirmou ele.